Cortes de cabelos

Que os cortes de cabelo podem transformar uma mulher, todo mundo já sabe. Mas você sabe que o formato do seu rosto interfere (e muito) na hora de escolher o corte de cabelo ideal para você?

Antes de sair por aí procurando um corte de cabelo de alguma famosa ou conhecida sua para copiar, é importante saber que o formato do seu rosto tem que ser levado em consideração no momento de escolher o corte de cabelo ideal para você.

Com base nos conhecimentos do Visagismo – estudo que avalia a imagem da pessoa – é possível descobrir quais cortes de cabelo são indicados para você e quais você deve evitar. Para isso, vamos te ensinar primeiramente como descobrir o formato do seu rosto.

Qual o formato do seu rosto?

Formatos de rostos: redondo, oval, triangular e quadrado. Fonte: Thinkstock.

Você sabe qual o formato do seu rosto? Ele pode ser: redondo, oval, triangular ou quadrado. Mas se você não sabe, fique tranquila. Agora você vai aprender.

Descobrir o formato do seu rosto e qual o corte de cabelo ideal não é difícil. Tudo que você vai precisar é de um espelho e um bom senso crítico.

Você também pode usar uma fita métrica e fazer alguns cálculos para descobrir o formato do seu rosto. Mas para manter as coisas mais simples (e divertida) vamos deixar de lado a matemática e focar na sua imagem refletida no espelho.

 

Como descobrir o formato do rosto?

Você pode descobrir o formato do seu rosto facilmente em frente ao espelho. Basta você aproximar o seu rosto no espelho após o banho, e, aproveitando o vapor do chuveiro, desenhar com o seu dedo o contorno do seu rosto no espelho. Mas, se você não quer esperar até o horário do banho, também pode desenhar o contorno do seu rosto no espelho com a ajuda de um batom ou delineador.

Depois que desenhar o formato do seu rosto no espelho, a resposta para descobrir qual o formato do seu rosto está em alguma destas 4 perguntas:

  • Seu rosto é aproximadamente 2x mais comprido do que largo? Ele é um pouco mais estreito na mandíbula e na testa do que nas têmporas? Se sim, você tem um rosto oval.
  • Sua testa é tão larga quanto sua mandíbula e têmporas? A linha onde o cabelo nasce na sua testa é reta? Se sim, você tem um rosto quadrado.
  • Seu rosto é tão largo quanto comprido, sendo que a parte mais larga é a que está alinhada às orelhas? Se sim, você tem um rosto redondo.
  • Sua testa e bochecha são largas e a mandíbula é estreita? Se sim, você tem um rosto triangular.

Agora que você já sabe qual é o formato do seu rosto, veja quais cortes de cabelo combinam com você.

O corte de cabelo ideal para cada formato de rosto

Kirsten Dunst, Claudia Leitte, Reese Witherspoon e Angelina Jolie. Foto: Reprodução.

Rosto Redondo

Características: queixo arredondado, poucos ângulos bem definidos, bochechas proeminentes.

Cortes de cabelo para rosto redondo: Para minimizar a impressão de rosto redondo, faça um corte em camadas para emoldurar o rosto como a Kirsten Dunst ou divida-o no meio. Outra sugestão é manter sempre o corte de cabelo mais comprido que a altura do seu rosto, assim você consegue sempre dar a impressão de um rosto mais comprido e menos achatado.

Cortes de cabelo que você deve evitar: Cuidado ao optar pelo comprimento médio (bob longo). Ele não deve ser na altura do queixo, mas sim um pouco mais abaixo dele. Evite também franjas desfiadas, pois elas podem criar um visual “meia lua” que não vai favorecer seu rosto. Uma dica é optar pelo corte bob que é mais longo na frente do que atrás.

Rosto Oval

Características: Proporções do rosto bem similares, mandíbula e testa mais estreitos e maçãs do rosto proeminentes.

Cortes de cabelo para rosto oval: Mulheres de rosto oval, como a Claudia Leitte, podem experimentar praticamente todos os cortes de cabelo. Quem tem o rosto oval pode usar cabelo longo, médio ou joãozinho, com ou sem franja e qualquer um desses estilos ficará bom.

Cortes de cabelo que você deve evitar: Nenhum.

Rosto Triangular

Características: Queixo proeminente, osso da maçã do rosto bem visível e testa ampla.

Cortes de cabelo para rosto triangular: Franja jogada para o lado, comprida na altura dos olhos, como o corte da Reese Witherspoon, ajuda a deixar esse formato de rosto mais equilibrado e a disfarçar o queixo proeminente. Cortes bob afunilados – mais longos na frente do que na parte de trás – também valorizam esse formato de rosto.

Cortes de cabelo que você deve evitar: Cortes desfiados ou pesados e camadas bagunçadas, pois estes deixam o rosto ainda mais angular.

Rosto Quadrado

Características: Largura e comprimento proporcionais, mandíbula e testa amplos.

Cortes de cabelo para rosto quadrado: Corte feito em camadas compridas e franjas finas deixam o visual mais delicado. Outra opção é dividir o cabelo na lateral e não ao meio, como Angelina Jolie.

Cortes de cabelo que você deve evitar: Evite franjas pesadas e muito retas e também fuja dos penteados que dão volume ao redor da cabeça (como uma coroa) pois estes deixarão em evidência os ângulos quadrados do seu rosto.

 

Baby Liss Super Natural

Passos

  1. Aplique spray térmico no cabelo seco e levemente escovado – caso seja ondulado.
    1. 2
      Separe mechas pequenas, de mais ou menos dois dedos, e enrole-as no baby liss, posicionado no sentido vertical. Segure por alguns segundos. Faça isso no cabelo inteiro.
       
    2. 3
      Depois que estiver tudo cacheado, solte um pouco os cachos com a ajuda do secador.
       
    3. 4
      Pegue uma quantidade pequena, do tamanho de uma unha, de gloss ou pomada modeladora.Esfregue bem o produto nas mãos para aquecê-lo e passe-o com os dedos no cabelo, para dar polimento e soltar um pouco mais os cachos.
       
    4. 5
      Jogue a cabeça para baixo, continue soltando os cachos e depois volte para cima. Faça uma risca no meio e mantenha o volume nas laterais.

Acessórios dão o up no look

O cabelo liso bem tratado fica bonito sem muito trabalho e permite variações com apenas com alguns acessórios simples. O arsenal disponível vai de chapéus a presilhas de vários tipos, passando por tiaras, faixas, lenços e até flores, que caem bem quando combinados adequadamente com a roupa, a ocasião e a personalidade de cada uma. 

Como sempre, alguns cuidados são necessários na hora de escolher e aplicar o acessório, a começar pelo próprio cabelo, que deve estar limpo e desembaraçado. Para isso, use a linha de shampoo, condicionador e creme de pentear Palmolive Naturals Nutri-liss com proteína de trigo e óleo de palmeira que deixam seu cabelo até quatro vezes mais lisos e macios*. 

Vale lembrar ainda que alguns acessórios, como chapéus e lenços, além de embelezar, servem também para proteger o cabelo do sol e, assim, se tornam duplamente úteis para sair durante o dia, para um evento ao ar livre ou simplesmente para ir à praia ou à piscina. O chapéu, embora esconda parte do cabelo, principalmente se ele for curto, sempre dá um ar chique e elegante. O lenço requer mais cuidado, tanto na escolha da peça quanto na maneira como você vai prendê-lo na cabeça, mas o seu uso não significa, necessariamente, que você quer apenas esconder o cabelo num dia em que não teve tempo de cuidar muito dele ? o importante é o estilo, o bom gosto na maneira como usa o lenço.

Se você quer dar um toque diferente ao seu cabelo, sem complicar muito, que tal ser ousada e usar uma flor de tecido na lateral da cabeça? Ser a cor combinar com a roupa e com a maquiagem, pode ter certeza de que chamará a atenção e ganhará elogios, qualquer que seja a ocasião. 

Também simples, mas eficientes, são as presilhas, e aqui o que não falta é diversidade. Mas não se esqueça de que o cabelo liso já é atraente sem muita ajuda, e assim, mais uma vez, cuidado com o exagero. O ideal é escolher presilhas delicadas e discretas, a não ser que a intenção seja complementar um look mais sofisticado, como um casamento ou uma festa, quando então você pode recorrer a algo maior e mais brilhante.

E ainda existem os vários tipos de grampos, sempre muito práticos, que num instante conseguem mudar o visual de uma mulher com cabelos longos. Tenha sempre em casa um bom estoque de grampos, de cores variadas, para compor um look descomplicado e atraente, seja num simples rabo de cavalo, seja num coque ou numa trança mais elaborada. 

Cuidado com os enfeites exagerados, que chamam atenção demais, em especial os muito brilhantes, e não deixe que o acessório ?brigue? com o tom do seu cabelo. Seja cuidadosa e delicada na hora de prender uma presilha ou um grampo, pois se os fios do seu cabelo forem muito finos e frágeis eles podem quebrar ou ficar danificados. 

Cabelos no inverno?

No inverno, as pessoas buscam coisas que transmitam conforto, o que também é refletido na cor do cabelo. Por isso, as mais quentes são as preferidas pra época.

As cores que vão fazer a cabeça das mulheres neste inverno são: o marrom mais fechado, o vermelho acobreado e o loiro com mechas mais escuras. Anotou aí?Mas, é importante lembrar que, depois de colorir o cabelo, o cuidado deve ser redobrado! 

Já estamos acostumadas a proteger os fios do sol nas épocas de calor, mas não tem como escapar da água quente no inverno e isso deixa o cabelo muito ressecado, principalmente os que contêm química ou tintura.

Eu aconselho ter sempre um sérum, leave-in ou outro produto que não saia e aja como um bloqueador do cabelo à mão. Na imagem reuni alguns produtos que aconselho a minhas amigas e etc.

Agora não tem mais desculpas pra não cuidar do cabelo neste inverno, hein?

Cuidados com cabelos alisados.

Para cuidar dos cabelos alisados quimicamente é preciso usar produtos de qualidade e sempre hidratar muito bem os fios porque a química utilizada faz com que os fios percam seu balanço natural e as ligações de enxofre presentes no córtex da fibra capilar são quebradas, o que deixa o cabelo mais fino e quebradiço.

Alguns bons produtos para cuidar dos cabelos alisados são:

  • Creme defrizante Oil Free, da Viscaya, por ter creatina, manteiga de cupuaçu e queratina, prolonga o efeito liso após o alisamento, e
  • Creme de tratamento de regeneração capilar completa, da Seda, que possui 20 ativos que restauram as fissuras dos fios danificados pelo alisamento.

Como o cabelo alisado tende a ficar ressecado muito facilmente é importante:

  • Não lavar o cabelo todos os dias;
  • Sempre usar um condicionador após lavar com o shampoo;
  • Para finalizar deve-se usar um creme para pentear ou aplicar um silicone nas pontas para que os fios não fiquem espigados.
  • Fazer uma boa hidratação, em casa ou no salão, 1 vez por semana.

É importante que, ao retocar o alisamento, este só seja feito na parte do cabelo que já cresceu, e deve-se evitar usar o secador e a chapinha frequentemente.

  • Cabelo afro! Nova moda...

    Cabelos crespos e cacheados são lindos, mas geralmente dão muito trabalho. Difíceis de disciplinar e desembraçar, os cachos costumam ser substituídos pelos fios lisos, mais fáceis de cuidar.

    Coloração

    Segundo a especialista, tintura e relaxamento dos fios não combinam. “A tintura resseca os fios e pode até enfraquecer e quebrar os fios. Mulheres com cabelo cacheado que querem pintar o cabelo devem usar um tonalizante leve e, de preferência, colorir o cabelo com ajuda de um profissional”, completa.

    Lavagem

    “O mais indicado é que os fios crespos ou cacheados sejam lavados e condicionados duas vezes na semana, não mais que isso porque os fios são muito frágeis e têm pouca oleosidade natural”,

    Cachos amassados

    Para evitar que os cachos amassem durante a noite, a dica é dormir com uma rede, igual àquelas do tempo da vovó. “Outra opção é fazer um rabo de cavalo bem no alto da cabeça, sem apertar, para que os fios não embaracem durante o sono”.
    E se você tem vergonha dos cachos não fique por que muitas famosas optaram por essa moda também...

Um bom batom, gloss, lip balm, faz a diferença em qualquer look...